Neste post vou descrever as regras para a construção dos personagens. Como eu já disse antes, o sistema será o Pathfinder, que é a versão mais atualizada do D&D 3.XX. Quem já jogou o D&D não vai sentir nenhuma dificuldade.
A SRD do sistema está aqui. Mesmo para quem tenha um livro de D&D eu recomendo consultar a SRD pra fazer a ficha, pois tem mudanças em todas as classes e raças basicas, assim como classes novas e variantes.
As variantes são bem legais. São regras alternativas para as raças e classes, que substituem algumas caracteristicas padrão. Todas elas estão liberadas.
As regras básicas para os PJs são:
- Todos os atributos começam em 8.
- 30 pontos para aumentar os atributos.
- Pra comprar um 18 deve gastar 2 pontos.
- Pontos de vida no primeiro nível igual ao total do dado de vida, em todos os outros níveis apenas metade do total. Não vai haver rolagem.
- Personagens de 3º nível.
- Tendência vai ser irrelevante, não precisa nem colocar na ficha (magias e poderes que usem tendências vão ser modificadas caso a caso).
- Apenas magos, clérigos e outras classes que PRECISEM ser alfabetizador sabem ler automaticamente. Nas outras classes quem quiser ser alfabetizado precisa gastar um idioma pra isso.
- Não vão existir idiomas babacas como infernal, elemental ou silvestre.
- Todos começam o jogo com 1000 moedas de ouro que devem ser usadas para comprar o equipamento inicial.
- Proibidos materiais especiais como mithral, adamantina etc. Não existem no cenário.
- Absolutamente proibido comprar itens mágicos com o dinheiro inicial.
- Lembrem-se que o local da aventura está na miséria, então vai ser muito difícil comprar qualquer coisa no inicio do jogo. Aproveitem a criação a ficha pra isso.
- Os PJs vão ser plebeus, mas se o jogador quiser pode “comprar” a nobreza para ele com o dinheiro inicial. Os custos são:
o
Nobre da cidade(patrício): 500
o
Nobre castelão(primo do sobrinho do terceiro
filho...):600
o
Cavaleiro(não é a mesma coisa da classe
Cavalier): escolha um dos anteriores e some +100
Raças
Em geral as raças não vão se misturar muito. Algumas cidades que fiquem proximo de povoamentos de outras raças podem receber visitantes, ou até ter um ou outro morador dessa outra raça, mas não vão existir cidades mistas.
Humanos: recomendo fortemente. Será a raça dominante no cenario, e o jogo vai se passar em uma região com presença humana muito forte.
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Humanos. Admitam, é a melhor raça do jogo mesmo. |
Elfos: NO MEU CENARIO NÃO VAI TER ELFO VIADINHO! Os elfos
aqui serão tipo os de Tolkien. Com isso quero dizer Feanor, Fingolfin e outros
caras boladões. Nada de elfo cantando pra flor crescer, chorando ao luar,
fazendo amor com as arvores e amizade com os animais. Os elfos vivem na
natureza e a respeitam, honram os espíritos, mas não são emos vegetarianos.
Vivem em clans ou bandos centrados em algum líder muito respeitado. Os
jogadores estão livres para fazer elfos viadinhos se isso for do seu agrado,
mas aviso: VAI SOFRER BULLING DOS OUTROS ELFOS!
OBS: quando eu digo
elfos iguais os de Tolkien, não significa que você vai ser poderoso pa caralho,
use as regras normais.
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Fingolfin enfrentando Morgoth. Se o elfo que voce tem em mente for menos macho que isso será humilhado. |
Anões: Normal. Mas vamos ignorar essas armas quadradas esquisitas que tão na moda ultimamente tá?
Halflings: Vivem em bandos selvagens nas margens das
florestas, pântanos e outros lugares longe dos humanos, que costumam
captura-los porque acham eles engraçadinhos. Todo lorde deseja ter um halfling
como bobo da corte. São meio ariscos e costumam viver perto de comunidades de
elfos e anões que os respeitam melhor que os humanos.
Meio Elfo: apreciados pelos seguidores dos deuses antigos,
caçados como aberrações pelos fiéis da Trindade, subestimados e até desprezados
pelos elfos. Boa sorte.
Meio Orc: caçados por todo mundo! Tenha muita boa sorte!
Gnomo: nunca vi um personagem gnomo na minha vida. Não sei
nem o que dizer se alguém aparecer com uma porra dessas no meu jogo... alguém
já viu gnomos?
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Xuxa num live action de Changeling: The Dreaming |
Qualquer outra raça: não ousem.
Classes
Guerreiro: Faça uma historia que inclua algum tipo de
treinamento formal de combate. Algum mestre de armas te ensinou, ou você fez
parte de uma companhia de mercenários... se for nobre é mais fácil pois todos
são treinados desde criancinha.
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Levanta essa guarda rapaz! Tem que treinar muito pra ser Guerreiro! |
Mago: A magia é restrita no cenário. Aqueles que conhecem
guardam MUITO bem os segredos, porque conhecimento é poder. Outro aspecto da
magia arcana é o fato de que os magos e outros arcanos são vigiados de perto
pelos clérigos da Trindade para garantir que eles não pratiquem bruxarias e nem
usem magias ilegais (se te pegarem fazendo merda te queimam na fogueira). Você
necessariamente vai fazer parte de alguma ordem de magos que te escolheu para
ser treinado, ou então foi pego como aprendiz por um mago independente. Alfabetizados.
Alquimista, Magus: leia as instruções de mago. Leu? É a
mesma coisa.
Feiticeiro: são caçados pelas ordens de magos e pela igreja
da Trindade sob vários pretextos(bruxaria, serem cria de algum capeta, etc),
mas o motivo principal é por possuírem um poder que não pode ser restrito já
que aprendem as magias “do nada”. São considerados aberrações, mas liberados
para os jogadores que forem corajosos.
Witch, Summoner: tu vai queimar na fogueira! To te avisando!
Ladino: livre pra fazer uma história padrão de ladino
Clérigo: se optar por clérigo de algum deus antigo entre em
contato comigo pra conversar melhor. Se optar por um clérigo da nova religião,
tenha em mente que não é um sacerdote de um dos três deuses, e sim da trindade,
por mais que siga mais um deus do que o outro. Também tenha em mente que os
sacerdotes são mais padres do que guerreiros q lançam magias. Alfabetizados.
Oraculo: clérigos especiais. São mais comuns na religião
antiga.
Inquisidor: só existem na Trindade. Seguem mais os senhores
da Justiça e Pureza(você não achou que aquela chama fosse coincidência né?). Alfabetizados.
Bárbaro: vem de alguma terra mais distante, logo é um
estrangeiro. Favor fornecer uma descrição rápida do povo de onde seu personagem
vem.
Bardo: livre para fazer uma historia normal de bardo.
Ranger: normal também. Costumam seguir os espiritos ou a religião antiga.
Druida: seguem os espíritos. Tem uma organização um pouco
melhor que a dos templos antigos, que ainda não abordei.
Paladino: obrigatoriamente devem seguir a trindade, pois os
deuses antigos não possuem paladinos. Ao contrario dos clérigos, respeitam e honram
os três deuses, mas seguem os preceitos de apenas um, de acordo com a ordem a
que pertencerem. As ordens são: Ordem da Espada Justiceira(Senhor da Justiça),
Ordem da Chama Purificadora (Senhor da Pureza), Ordem da Mão Amiga(Senhor da
Fraternidade) .
Cavaleiro: a mesma coisa que guerreiros, mas mais militares.
Basicamente você tem que ter servido em um exercito de algum nobre ou da
igreja. Não serve uma companhia militar ou um mestre de armas civil.
Pistoleiro: proibido.
Antipaladino: proibido.
Ninja, Samurai e Monge: eu ofereci um jogo de Legend of the
Five Rings, mas Pedro e Yuri não se animaram... PROIBIDO!
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Naizen Sama faria sashimi desses tentáculos! |
Cavaleiros Jedi, Magos da Indoxina e outras bizarrices:
permitido, mas o jogador que aparecer com isso na minha mesa vai ver se abrindo
um sorriso de orelha a orelha no meu rosto. Vai ser a ultima coisa que seu
personagem vai ver.
Aparencia
Personagens femininos: você pode querer usar bikini de cota
de malha com decote enorme e as coxas de fora, fica ótimo. Os bandidos e
soldados aleatórios vão apreciar muito.
Tentem não descrever seus personagens que nem
esses desenhos novos do pathfinder e do D&D 4 q parecem arvores de natal de
tanta tralha pendurada. Tentem algo mais simples e mais parecido com gente de
verdade. Também fica legal se for bem pensado. Juro que fica.
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Eu disse que ficava maneiro. |