domingo, 2 de outubro de 2011

Reporte da sessão: 01 de Outubro, 2011

O primeiro jogo da campanha de Pathfinder aconteceu no dia 01 de outubro, sabado. Os personagens participantes foram:

Sir Dervel (Krum)
Paladino da Ordem da Espada Justiceira, filho de uma antiga família de Portosul, e recém chegado de viagens depois de anos fora da cidade.

Jack Russel (Yuri)
Ladrão e mercenário, teve uma vida dificil nas ruas, contando com a ajuda da igreja e de pessoas de boa vontade para sobreviver. Tem uma fama relativa entre as tropas por causa de ações em conflitos anteriores.

Nicolas Corelli (Desculpa cara, esqueci seu nome :D)
Um Summoner. Mantém sua verdadeira natureza em segredo para evitar perseguições. faz parte de uma ordem de magos que o aceitou e ajuda a manter seu segredo. Está na cidade acompanhando seu mestre, que veio estudar a maldição da baía.

Mustafá (Vitor)
Um bárbaro, beduíno do deserto de Canan (a Terra Sagrada, de onde veio a religião da Trindade). Está viajando pelo mundo em busca do mais forte.

Durante o jogo foram apresentados dois NPCs importantes:

Sir Theodore
Um cavaleiro muito ativo na guerra contra Portonorte. Conhecido por fazer “trabalhos noturnos” que consistem em ataques de guerrilha contra alvos vulneráveis das tropas inimigas.

Ben o Certeiro
Antigo sargento do mesmo grupo mecenário de Jack. Atualmente é um capitão da guarda e combatente na guerra.

Comentados ou mostrados brevemente:

Lorde Frederick,  Duque do Nascente
Nobre mais importante da baía, basicamente tem autoridade sobre toda a região.
OBS: finalmente decidi o nome da baía, apesar de não ter mencionado durante o jogo, será Baía do Nascente, em referencia ao sol nascente, já que a a baía fica virada para o Leste, e toda a região central do jogo será o Ducado do Nascente.

Conde Vladimir de Portosul
O nobre de maior poder depois do Duque Frederick, e rival dele. Seu território inclui Portosul e um castelo nas proximidades.

Cavaleiro do Bosque
Um cavaleiro que apareceu durante a sessão, identificado apenas pelo escudo, que indicava ser um cavaleiro do Castelo do Bosque, cujos senhores são notório por se manterem fiéis à religião antiga.

Ordem da Pedra de Fogo
Ordem de magos especializados em embarcações e balões de guerra. São chamados assim porque operam de uma ilha vulcânica chamada Pedra de Fogo.



Introdução

O jogo iniciou com Jack se dirigindo para os portões da cidade, com a intenção de se apresentar no castelo do Duque Frederick, que supostamente estaria organizando uma hoste com objetivos não conhecidos. Porém Jack é informado que o Conde Vladimir proibiu a entrada e saida de qualquer um da cidade, salvo com permissão expressa. Quando está se afastando, Sir Theodore e Ben entram pelo portão. Ben reconhece Jack e o provoca, mas Sir Theodore o recruta para um serviço noturno, e juntos eles se dirigem ao templo onde outros soldados estariam esperando.

Enquanto isso, Nicolas é convocado por seu mestre que lhe diz que a Ordem a qual eles pertencem estaria fazendo supostas preparações, mas não dá detalhes, ele informa que Nicolas deve participar de uma missão especial durante a noite, e que o resultado desta missão vai determinar se as preparações prosseguirão. O mestre também encarrega Nicolas de capturar um suposto balão de guerra da Order da Pedra de Fogo, que estaria entre o saque resultante da missão.

Uma proposta que não pode ser recusada

Nicolas se dirige ao templo central, e lá encontra Dervel rezando, eles conversam um pouco e logo chegam Jack, Theodore e Ben. Jack e Dervel já se conhecem de suas viagens, e logo se reconhecem. Eles são levados para o pátio do templo, onde já se encontra Mustafá, que foi atraído ali pela promessa de combate e ouro. Além dele cerca de cinquenta outros guerreiros esperam para ouvir o que Theodore planejou para esta noite, mas o cavaleiro inicia seu discurso dizendo que devido à natureza confidencial da missão, todos que ficarem e ouvirem do que ela se trata estarão obrigados a participar. Aqueles que ficarem serão recompensados comcinquenta moedas de ouro (Um valor muito alto no cenario, mesmo desconsiderando a situação de guerra). Alguns npcs merdas recusam e saem do pátio.

Theodore então explica que a missão se trata de um ataque à Ilha da Sardinha, uma ilha semi-deserta bem no meio da baía. Balões foram avistados aterrissando nesta ilha, e Theodore foi encarregado de “averiguar” o que  está acontecendo, pois os balões pertencentes à Ordem da Pedra de Fogo estão empregados pelos senhores de Portonorte. Ele acredita a ilha pode estar sendo usada para algum fim militar, então um ataque será feito para descobrir qual é a deles.

O grupo de ataque deverá chegar à ilha através de pequenos barcos. Normalmente os tentáculos que infestam a baía destroem qualquer coisa que navegue pelas águas. mas pescadores descobriram um meio de navegar pequenas embarcações de modo seguro. Basicamente os tentáculos são atraídos por presenças não naturais na água, movimentos de pessoas nadando, ou objetos flutuando com um caminho definido. Os pescadores então construiram pequenos botes, e colocaram velas pequenas neles, com o objetivo de fazer com que eles parececem troncos de árvores ou outros tipo de escombro bioando na água e sendo levados pelo vento a esmo, de forma a não atrair os leviatans.

Passeio de barco

Dez barcos no total deixam a cidade, e se separam para cercar a ilha. Os jogadores ficam todos juntos em um barco, e outros tres barcos continuam visiveis até próximo da ilha, quando o vento para e eles param de avançar. Depois de mais de meia hora parados o pescador avisa que se o vento não voltar eles terão de se arriscar a remar para chegar à praia. Um dos outros barcos começa a remar e parece estar se saindo bem, quando explosões de bolas de fogo e ruídos de batalha começar a vir da ilha. Os jogadores resolvem começar a remar também, mas o vento logo volta, e eles mudam de idéia. Porém o movimento dos remos do outro barco finalmente chama a atenção dos tentáculos que destróem o barco e puxam os remadores para o fundo tão rápido que eles nem tem tempo de se afogar. O pescador manda então todos remarem o mais rápido possivel, pois os tentaculos já estão alertas e a unica chance de sobrevivencia é que eles cheguem logo ao recife da ilha. Quando estão quase chegando lá, o barco finalmente é atacado e destruído com um único golpe, que arremessa todos ao ar.

Nícolas é arremessado na água dentro dos recifes e os outros caem em cima das pedras. Jack é agarrado por um tentáculo, e tenta corta-lo, mas falha e é puxado pra água. Dervel corre e consegue agarrar a mão do amigo no ultimo instante, mas não consegue puxá-lo de volta. Mustafá se junta a Dervel e juntos puxam Jack para fora da água e Mustafá corta o tentáculo com sua falcione. Enquanto isso Nícolas nada para a praia, e logo é atacado por guerreiros que saem das árvores e flechas lançadas da escuridão.

Batalha

Nícolas faz o possível para segurar os atacantes enquanto os seus companheiros nadam para ajuda-lo. Mustafá é o primeiro a chegar e começa a combater um dos inimigos. Nícolas cai, e logo em seguida Jack e Dervel chegam à areia. Um dos inimigos é morto, o arqueiro foge para dentro da mata, e o ultimo inimigo se rende. Dervel quer executá-lo, mas Jack o interroga, e o cativo consente em guiá-los para dentro da ilha.

O grupo atravessa a mata (a essa altura já incendiada). e chegam ao interior da ilha, onde os portonortenhos fizeram algumas fortificações no alto de uma colina. Ali eles vêem o grupo de ataque de Theodore assantando as fortificações e sendo combatidos pelos defensores com óleo inflamado e flechas. Eles encontram com um grupo de outro barco e montam uma tática para subir a colina enquanto os outros dão cobertura com flechas.

Ao chegar no alto da colina, os jogadores matam os arqueiros que estavam na paliçada, e logo descobrem dois “chefões” no meio do que um dia foi um vilarejo. Um dos chefões é o Cavaleiro do Bosque, que está ceifando todos os oponentes que o desafiam, o outro, um Mago da Pedra de Fogo, que de cima de uma cabana em ruínas ataca os homens de Theodore com magias de fogo.

Os jogadores decidem combater o mago. Mustafá logo escala a cabana e começa a atacar o mago. Jack também sobe na cabana, mas Dervel e Nicolas ficam na parte de baixo. Nicolas usa uma magia, e torna o chão teto da cabana escorregadio. O mago cai para tras da cabana, e Dervel e Jack começam a se movimentar para alcança-lo, mas o mago usa a magia Vôo, e decola, ficando fora do alcance. Lá de cima ele faz chover fogo e pontos de dano na cabeça dos jogadores, que não conseguem ataca-lo, pois ele está sob a proteção de várias magias.

Em meio a situação critica, Dervel corre em busca de um mago aliado, e Mustafá recua da luta e se volta em direção ao Cavaleiro do Bosque, que a essa altura está duelando com Theodore. Jack cai, e apenas Nicolas consegue se manter no combate. Mas dervel consegue atrair a atenção do mago aliado, que dissipa o Vôo do oponente. O mago da Pedra de Fogo cai aos pés de Dervel, que o decapita imediatamente.

Enquanto isso Mustafá se engaja contra o Cavaleiro do Bosque, e o mata. Theodore fica claramente ofendido pela intromissão em seu duelo, mas não faz nada no momento.

The End

Acabado o combate, todos podem analisar a situação do vilarejo. A vila está destruida, e até o solo está despedaçado, como se um terremoto tivesse acontecido ali. No meio da vila há um buraco que parece sem fundo e sinais de algum ritual mágico muito potente estão à toda volta. O que mais chama a atenção entretanto é que em volta do buraco há uma área de magia morta.

Imediatamente três balões de guerra são avistados se dirigindo para a ilha, e Theodore decide bater em retirada, pois os balões podem estar transportando muitos reforços de Portonorte e o grupo de ataque não conseguiria fazer frente.



No final do jogo eu conversei com os jogadores e colhi feedback sobre o jogo. Principalmente sobre a abolição das Tendencias, a dificuldade dos combates e a falta de miniaturas.

Experiência:

Combate na praia: 600xp para cada jogador.
Combate na colina: 600xp para cada jogador.
Combate contra o mago: 600xp para cada jogador.

Total: 1800xp cada.

Todos os jogadores também ganharam uma conta anônima no banco(ainda sem nome) com o total de 50gp depositados.

OBS: todos os encontros foram com um nível de dificuldade categorizada no livro como EPIC, ou seja, 3 níveis acima do grupo.

Se eu esqueci algo, ou voces quiserem adicionar alguma coisa, por favor deixem um comentário.

Valeu!