O primeiro jogo da campanha de Pathfinder aconteceu no dia 01 de outubro, sabado. Os personagens participantes foram:
Sir Dervel (Krum)
Paladino
da Ordem da Espada Justiceira, filho de uma antiga família de Portosul,
e recém chegado de viagens depois de anos fora da cidade.
Jack Russel (Yuri)
Ladrão
e mercenário, teve uma vida dificil nas ruas, contando com a ajuda da
igreja e de pessoas de boa vontade para sobreviver. Tem uma fama
relativa entre as tropas por causa de ações em conflitos anteriores.
Nicolas Corelli (Desculpa cara, esqueci seu nome :D)
Um
Summoner. Mantém sua verdadeira natureza em segredo para evitar
perseguições. faz parte de uma ordem de magos que o aceitou e ajuda a
manter seu segredo. Está na cidade acompanhando seu mestre, que veio
estudar a maldição da baía.
Mustafá (Vitor)
Um
bárbaro, beduíno do deserto de Canan (a Terra Sagrada, de onde veio a
religião da Trindade). Está viajando pelo mundo em busca do mais forte.
Durante o jogo foram apresentados dois NPCs importantes:
Sir Theodore
Um
cavaleiro muito ativo na guerra contra Portonorte. Conhecido por fazer
“trabalhos noturnos” que consistem em ataques de guerrilha contra alvos
vulneráveis das tropas inimigas.
Ben o Certeiro
Antigo sargento do mesmo grupo mecenário de Jack. Atualmente é um capitão da guarda e combatente na guerra.
Comentados ou mostrados brevemente:
Lorde Frederick, Duque do Nascente
Nobre mais importante da baía, basicamente tem autoridade sobre toda a região.
OBS:
finalmente decidi o nome da baía, apesar de não ter mencionado durante o
jogo, será Baía do Nascente, em referencia ao sol nascente, já que a a
baía fica virada para o Leste, e toda a região central do jogo será o
Ducado do Nascente.
Conde Vladimir de Portosul
O nobre de maior poder depois do Duque Frederick, e rival dele. Seu território inclui Portosul e um castelo nas proximidades.
Cavaleiro do Bosque
Um
cavaleiro que apareceu durante a sessão, identificado apenas pelo
escudo, que indicava ser um cavaleiro do Castelo do Bosque, cujos
senhores são notório por se manterem fiéis à religião antiga.
Ordem da Pedra de Fogo
Ordem
de magos especializados em embarcações e balões de guerra. São chamados
assim porque operam de uma ilha vulcânica chamada Pedra de Fogo.
Introdução
O
jogo iniciou com Jack se dirigindo para os portões da cidade, com a
intenção de se apresentar no castelo do Duque Frederick, que
supostamente estaria organizando uma hoste com objetivos não conhecidos.
Porém Jack é informado que o Conde Vladimir proibiu a entrada e saida
de qualquer um da cidade, salvo com permissão expressa. Quando está se
afastando, Sir Theodore e Ben entram pelo portão. Ben reconhece Jack e o
provoca, mas Sir Theodore o recruta para um serviço noturno, e juntos
eles se dirigem ao templo onde outros soldados estariam esperando.
Enquanto
isso, Nicolas é convocado por seu mestre que lhe diz que a Ordem a qual
eles pertencem estaria fazendo supostas preparações, mas não dá
detalhes, ele informa que Nicolas deve participar de uma missão especial
durante a noite, e que o resultado desta missão vai determinar se as
preparações prosseguirão. O mestre também encarrega Nicolas de capturar
um suposto balão de guerra da Order da Pedra de Fogo, que estaria entre o
saque resultante da missão.
Uma proposta que não pode ser recusada
Nicolas
se dirige ao templo central, e lá encontra Dervel rezando, eles
conversam um pouco e logo chegam Jack, Theodore e Ben. Jack e Dervel já
se conhecem de suas viagens, e logo se reconhecem. Eles são levados para
o pátio do templo, onde já se encontra Mustafá, que foi atraído ali
pela promessa de combate e ouro. Além dele cerca de cinquenta outros
guerreiros esperam para ouvir o que Theodore planejou para esta noite,
mas o cavaleiro inicia seu discurso dizendo que devido à natureza
confidencial da missão, todos que ficarem e ouvirem do que ela se trata
estarão obrigados a participar. Aqueles que ficarem serão recompensados
comcinquenta moedas de ouro (Um valor muito alto no cenario, mesmo
desconsiderando a situação de guerra). Alguns npcs merdas recusam e saem
do pátio.
Theodore
então explica que a missão se trata de um ataque à Ilha da Sardinha,
uma ilha semi-deserta bem no meio da baía. Balões foram avistados
aterrissando nesta ilha, e Theodore foi encarregado de “averiguar” o que
está acontecendo, pois os balões pertencentes à Ordem da Pedra de Fogo
estão empregados pelos senhores de Portonorte. Ele acredita a ilha pode
estar sendo usada para algum fim militar, então um ataque será feito
para descobrir qual é a deles.
O
grupo de ataque deverá chegar à ilha através de pequenos barcos.
Normalmente os tentáculos que infestam a baía destroem qualquer coisa
que navegue pelas águas. mas pescadores descobriram um meio de navegar
pequenas embarcações de modo seguro. Basicamente os tentáculos são
atraídos por presenças não naturais na água, movimentos de pessoas
nadando, ou objetos flutuando com um caminho definido. Os pescadores
então construiram pequenos botes, e colocaram velas pequenas neles, com o
objetivo de fazer com que eles parececem troncos de árvores ou outros
tipo de escombro bioando na água e sendo levados pelo vento a esmo, de
forma a não atrair os leviatans.
Passeio de barco
Dez
barcos no total deixam a cidade, e se separam para cercar a ilha. Os
jogadores ficam todos juntos em um barco, e outros tres barcos continuam
visiveis até próximo da ilha, quando o vento para e eles param de
avançar. Depois de mais de meia hora parados o pescador avisa que se o
vento não voltar eles terão de se arriscar a remar para chegar à praia.
Um dos outros barcos começa a remar e parece estar se saindo bem, quando
explosões de bolas de fogo e ruídos de batalha começar a vir da ilha.
Os jogadores resolvem começar a remar também, mas o vento logo volta, e
eles mudam de idéia. Porém o movimento dos remos do outro barco
finalmente chama a atenção dos tentáculos que destróem o barco e puxam
os remadores para o fundo tão rápido que eles nem tem tempo de se
afogar. O pescador manda então todos remarem o mais rápido possivel,
pois os tentaculos já estão alertas e a unica chance de sobrevivencia é
que eles cheguem logo ao recife da ilha. Quando estão quase chegando lá,
o barco finalmente é atacado e destruído com um único golpe, que
arremessa todos ao ar.
Nícolas
é arremessado na água dentro dos recifes e os outros caem em cima das
pedras. Jack é agarrado por um tentáculo, e tenta corta-lo, mas falha e é
puxado pra água. Dervel corre e consegue agarrar a mão do amigo no
ultimo instante, mas não consegue puxá-lo de volta. Mustafá se junta a
Dervel e juntos puxam Jack para fora da água e Mustafá corta o tentáculo
com sua falcione. Enquanto isso Nícolas nada para a praia, e logo é
atacado por guerreiros que saem das árvores e flechas lançadas da
escuridão.
Batalha
Nícolas
faz o possível para segurar os atacantes enquanto os seus companheiros
nadam para ajuda-lo. Mustafá é o primeiro a chegar e começa a combater
um dos inimigos. Nícolas cai, e logo em seguida Jack e Dervel chegam à
areia. Um dos inimigos é morto, o arqueiro foge para dentro da mata, e o
ultimo inimigo se rende. Dervel quer executá-lo, mas Jack o interroga, e
o cativo consente em guiá-los para dentro da ilha.
O
grupo atravessa a mata (a essa altura já incendiada). e chegam ao
interior da ilha, onde os portonortenhos fizeram algumas fortificações
no alto de uma colina. Ali eles vêem o grupo de ataque de Theodore
assantando as fortificações e sendo combatidos pelos defensores com óleo
inflamado e flechas. Eles encontram com um grupo de outro barco e
montam uma tática para subir a colina enquanto os outros dão cobertura
com flechas.
Ao
chegar no alto da colina, os jogadores matam os arqueiros que estavam
na paliçada, e logo descobrem dois “chefões” no meio do que um dia foi
um vilarejo. Um dos chefões é o Cavaleiro do Bosque, que está ceifando
todos os oponentes que o desafiam, o outro, um Mago da Pedra de Fogo,
que de cima de uma cabana em ruínas ataca os homens de Theodore com
magias de fogo.
Os
jogadores decidem combater o mago. Mustafá logo escala a cabana e
começa a atacar o mago. Jack também sobe na cabana, mas Dervel e Nicolas
ficam na parte de baixo. Nicolas usa uma magia, e torna o chão teto da
cabana escorregadio. O mago cai para tras da cabana, e Dervel e Jack
começam a se movimentar para alcança-lo, mas o mago usa a magia Vôo, e
decola, ficando fora do alcance. Lá de cima ele faz chover fogo e pontos
de dano na cabeça dos jogadores, que não conseguem ataca-lo, pois ele
está sob a proteção de várias magias.
Em
meio a situação critica, Dervel corre em busca de um mago aliado, e
Mustafá recua da luta e se volta em direção ao Cavaleiro do Bosque, que a
essa altura está duelando com Theodore. Jack cai, e apenas Nicolas
consegue se manter no combate. Mas dervel consegue atrair a atenção do
mago aliado, que dissipa o Vôo do oponente. O mago da Pedra de Fogo cai
aos pés de Dervel, que o decapita imediatamente.
Enquanto
isso Mustafá se engaja contra o Cavaleiro do Bosque, e o mata. Theodore
fica claramente ofendido pela intromissão em seu duelo, mas não faz
nada no momento.
The End
Acabado
o combate, todos podem analisar a situação do vilarejo. A vila está
destruida, e até o solo está despedaçado, como se um terremoto tivesse
acontecido ali. No meio da vila há um buraco que parece sem fundo e
sinais de algum ritual mágico muito potente estão à toda volta. O que
mais chama a atenção entretanto é que em volta do buraco há uma área de
magia morta.
Imediatamente
três balões de guerra são avistados se dirigindo para a ilha, e
Theodore decide bater em retirada, pois os balões podem estar
transportando muitos reforços de Portonorte e o grupo de ataque não
conseguiria fazer frente.
No
final do jogo eu conversei com os jogadores e colhi feedback sobre o
jogo. Principalmente sobre a abolição das Tendencias, a dificuldade dos
combates e a falta de miniaturas.
Experiência:
Combate na praia: 600xp para cada jogador.
Combate na colina: 600xp para cada jogador.
Combate contra o mago: 600xp para cada jogador.
Total: 1800xp cada.
Todos os jogadores também ganharam uma conta anônima no banco(ainda sem nome) com o total de 50gp depositados.
OBS: todos os encontros foram com um nível de dificuldade categorizada no livro como EPIC, ou seja, 3 níveis acima do grupo.
Se eu esqueci algo, ou voces quiserem adicionar alguma coisa, por favor deixem um comentário.
Valeu!